segunda-feira, junho 04, 2007

não sabia que a noite...

A primeira das 11 cartas de Marta para Maria e um poema que aqui vos deixo de Graça Pires, retirados do seu novo livro "não sabia que a noite podia incendiar-se nos meus olhos"


Desenho de António Ramos Rosa


"Foram os olhos. Foram os olhos dele, quando pousaram, devagar, sobre os meus olhos, que me trouxeram esta sede até esse momento apenas pressentida. Foram os olhos dele, tão acesos nos meus, que encheram os meus olhos de estrelas e de sonhos e de lágrimas e de pássaros errantes. E juro que pensei: não me importava de ficar cega de tanto o olhar, porque a imprevisível cor de todas as madrugadas ficará, para sempre, intacta no meu peito. Desde então, os meus olhos atraem a nitidez da noite e as aves nocturnas deslizam no meu corpo, para lamber a lua escondida nos meus lábios. Cerro as pálpebras à inquietude da manhã […]"
(Excerto)
Foto da Sandra V. (minha filha)

Quando a véspera
do mais prolongado sossego
me fere a solidão da infância
quero um momento,
apenas um momento,
para que o excesso de luz a prumo
amotine as palavras nos meus lábios
e as confunda com a quietude
urgente da paisagem.
De pulsos iluminados
poiso a voz no fundo da tristeza,
para expor a voz de outrora:
no dia mais bonito
que vier irei, sem rumo algum, ao deus-dará,
procurar um lugar para morrer,
as vezes que eu quiser, até nascer sem dor.


Graça Pires
in "não sabia que a noite podia incendiar-se nos meus olhos"
(Págs 9 (prosa) e 38 (poema)

Capa do Livro

Para quem vive em Lisboa ou arredores, o livro poderá ser adquirido na Livraria A Buchholz ou pedido directamente à autora.
No Porto ou arredores, o livro poderá ser adquirido na Livraria Utopia

16 comentários:

Anónimo disse...

Obrigada pelo comentário por cá passarei com mais tempo quando possivel...

A.S. disse...

Texto e poema completam-se num turbilhão de intensas emoções...
Lindoooooo!!!


Um abraço para ti...

Anónimo disse...

em concordância absoluta com o que dizem os anteriores comentadores.
Muito belo, muito belo mesmo este conjunto cheio de sensibilidade.
Bj do AJ

A. Pinto Correia disse...

Tens feito um verdadeiro serviço público com as tuas divulgações.
Gostei muito do texto e do poema.
Biejos O

Anónimo disse...

Puxa! Que lindo poema! "Foram os olhos (...)"

Depois a foto...há um brilho esplêndido do sol...maravilha de fotografia! Parabéns! Ela captou a alma...um sentimento...do ser mais sublime que existe: Deus! Vejo e sinto o movimento da natureza...nessas ondas douradas de sublime amor...

E ainda a explosão da música! Roubando...não...fazendo com que meus sentimentos aflorem...
através de meus olhos e de meus ouvidos...um momento mágico aqui vivi! Obrigada!


Parabéns!



Beijos!!!

wind disse...

Gostei imenso do que li:)
Parabéns para a autora e para ti que tens divulgado muitas coisas ultimamente:)
beijos

Anónimo disse...

belos momentos q incendeiam os nossos dias :)

maresia_mar disse...

Olá minha amiga
tu de facto tens feito um óptimo trabalho na divulgação de obras tão preciosas.. isso só demonstra o teu bom gosto e o teu coração enorme.. Bjhs. agora sim, com sollll

António Melenas disse...

O poema é uma delícia e a foto da Sandra é muito bonita e vai muito bem com o poema. Filho de peixe sabe nadar, não é o que diz a sabedoria popular? obrigado à mãe e parabéns à filha
Beijos

Anónimo disse...

Cerro as pálperas à inquietude da manhã.
......................
Um dia mais, com as incertezas dos momentos que se vão seguindo. Talvez seja isso, a razão da inquietude e do cerrar os olhos, como 'um não querer acordar'.
Fica bem.
E a felicidade por aó.
Manuel
http://de-proposito.blogspot.com/

Fernando Palma disse...

Nossa... fazia tempo que não lia um poema tão bom. É daqueles que vc se prende e le repetidas vezes...

Luis Eme disse...

Lindo...

Manel do Montado disse...

Extraordinária apresentação. Uma obra a ter em conta e a adquirir.
Bjinho
(PS: Estou de volta)

Anónimo disse...

Gosto muito da poesia da Graça. É espantosa na sua forma de transmitir sentires. Gostei muito da forma como aqui apresentaste o seu novo livro.Parabéns a ambas.
Conceição Salgueiro

Maria Clarinda disse...

Simplesmente lindo! Parabéns à tua filha também pelas fotos! estão *****., Jhs

Anónimo disse...

Excelente!
(estive para fora, cheguei ontem, mas muito tarde.Mandei email já.)
Estive a ler o que já postaste. A tua qualidade de sempre.
Cptos
JN