sexta-feira, outubro 02, 2009

Coisa simples...

Este Poema foi colocado em 18 de Julho e posteriormente retirado.
Mas há ocasiões da nossa vida que não se apagam com um simples gesto por isso resolvi recolocar este momento e deixá-lo ficar.
Há memórias que devem permanecer no seu estado puro tal como aconteceram.




Quero dizer-te uma coisa simples: a tua ausência dói-me.
Refiro-me a essa dor que não magoa, que se limita à alma;
mas que não deixa, por isso,
de deixar alguns sinais -
um peso nos olhos, no lugar da tua imagem, e um vazio nas mãos.
Como se as tuas mãos lhes tivessem roubado o tacto.
São estas as formas do amor,
podia dizer-te; e acrescentar que as coisas simples
também podem ser complicadas,
quando nos damos conta da diferença entre
o sonho e a realidade.
Porém, é o sonho que me traz a tua memória;
e a realidade aproxima-me de ti,
agora que os dias correm mais depressa,
e as palavras ficam presas numa refracção de instantes,
quando a tua voz me chama de dentro de mim -
e me faz responder-te uma coisa simples,
como dizer que a tua ausência me dói.


" Ausência", de Nuno Júdice



Imagem: Google


13 comentários:

Anónimo disse...

- são estas as formas do amor - diz o poeta.
e eu digo todas as formas de amor são formas para sentir a saudade do que se perdeu. não deixes fugir o amor da tua vida MM tens lutado tanto por ele.
Z

© Maria Manuel disse...

um poema intenso.

bjo.

Anónimo disse...

Amo a poesia de Nuno Judice
kiss da
Joana

AnaMar (pseudónimo) disse...

Nuno Júdice em toda a sua intensidade.

O amor que deixa sempre saudade,quando permanece e alguém parte...
Bj

Anónimo disse...

Ela deixa-o fugir ... está presa.
Sempre esteve!

jorge vicente disse...

digam o que disserem: nuno júdice é maravilhoso!

grande abraço
jorge

Zica Cabral disse...

Poema lindissimo de Nuno Judice.
A ausencia doi quando ainda ha um resto de nós preso a sentimentos passados. Mas, ja passaram e nao nos devem agarrar a elas. Se nao persistiram não eram fortes.
Olhar em frente, ver outras paisagens, viver outras emoções, despertar outros sentimentos, vai minimizando a dor da perca.
Um beijão grd
Zica

Manuel Veiga disse...

um dia importante. e uma ausência (in)descupável. generosidade a tua.

beijo

Meg disse...

Menina Marota,

Como ficar indiferente a um poema do Nuno Júdice?
Ausência diz tudo... momentos que ficam em nós, para sempre.

Um beijo

Heloisa disse...

MINHA LINDA E BOA AMIGA,
ESTE POEMA E' BELO E...NAO E' NADA DE ESTRANHO PORQUE AINDA NAO LI* AQUI E ALI*...(POR SUA MAO E ESCOLHA) NENHUM QUE NAO FOSSE BELO*, BELISSIMO* OU EXCEPCIONAL!
SUA FOTO ESTA' LINDISSIMA TAMBEM!

O que me traz AQUI*, para alem da natural SAUDADE, e' o facto de TER LIDO UM BELO TEXTO SEU NO FACEBOOK que me deixou preocupada com SUA SAUDE! E, a seguir a te-La lido entrei no Horaburda de nosso AMIGO HENRIQUE e li que SEU BLOG *ETERNAMENTE MENINA****** (dos primeiros, DE SEUS BLOGUES, que comecei a ler anos atras)TINHA SIDO APAGADO ASSIM SEM MAIS NEM MENOS!
ALIEI SEU PROBLEMA DE SAUDE, ETC... E ESTE INSOLITO ACONTECIMENTO E SENTI-ME REDOBRADAMENTE PREOCUPADA!

Eu, pouquissimo circulo pela Blogosfera, e onde estou com mais frequencia e' no Multiply e... mesmo assim com muitas ausencias! CONTUDO, MEU CARINHO ADMIRACAO E GRATIDAO POR SI* NUNCA DIMINUIU_BEM AO CONTRARIO_!
DESEJO QUE O PROBLEMA DE SAUDE, DE FACTO, NAO TENHA PASSADO DE UM SUSTO E...QUE A QUESTAO DO ETERNAMENTE MENINA****** SEJA RESOLVIDA A SEU CONTENTO E PARA GAUDIO DOS SEUS LEITORES/ADMIRADORES E AMIGOS!
PERDOE, PECO-LHe, MINHAS AUSENCIAS E SILENCIOS. PENSo QUE saIBA Das razoes que me levam a isso.
ATE' SEMPRE!
BEIJINHOS.
Heloisa

Anónimo disse...

Poema e melodia excelente.

Beij.

Tretas

► JOTA ENE ◄ disse...

ººº
Qualquer dia convida-me para tirar fotos a esses eventos, pelo menos a Maria Marota ficará com outra qualidade de imagem, mas ela é linda na mesma.

Ooppsss... não se podia dizer :))))

Bjo e bom feriado

JOÃO JOAQUIM MARTINS disse...

CONTO CONTIGO.

UNIÃO CRISTÃ NO ESPIRÍTO SANTO VERDADEIRO

A BÍBLIA AO ENTENDIMENTO DE TODOS. BASTA APENAS LER AS REVELAÇÕES.

PORQUE:
1ª João 5, 19 Sabemos que somos de Deus, e que o mundo inteiro jaz no Maligno. 20 [...] conhecermos aquele que é verdadeiro; e nós estamos naquele que é verdadeiro [...]
http://livrodoespiritosanto.webnode.com.br/
(Colossenses 1, 26) [...] o mistério que esteve oculto dos séculos, e das gerações; mas agora foi manifesto.

http://avisosdoceu.webnode.com.br/
(João 8,32) conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.

A BIBLIA REVELADA
http://verdadedabiblia.webnode.com.br/
PORQUE:
João 12, 40 Ele (Javé) cegou-lhes os olhos, endureceu-lhes o coração, para que não vejam com os olhos, nem entendam com o coração e se convertam e EU JESUS os CURE. Se você entende a revelação do Espírito Santo Verdadeiro, então é porque teu nome está escrito no LIVRO DO CORDEIRO. Apocalipse 13, 8 [...] cujos nomes não estão escritos no livro do Cordeiro [...]

Agora que você sabe que é um escolhido, procure junto a humanidade, os teus semelhantes, para que possamos cumprir a palavra de Jesus Cristo. Que é: João 17, 14 Eu lhes dei a tua palavra; e o mundo os odiou, porque não são do mundo, assim como eu não sou do mundo.[...] 17 Santifica-os na verdade, a tua palavra é a verdade.[...] 20 E rogo não somente por estes, mas também por aqueles que pela sua palavra hão de crer em mim; 21 para que todos sejam um;
OBEDECENDO A Jesus Cristo o ESPÍRITO SANTO VERDADEIRO SOLICITA QUE FAÇAMOS COMUNIDADES, A ÚNICA CONDIÇÃO É QUE VOCE COMPREENDA A BÍBLIA REVELADA. http://livrodoespiritosanto.webnode.com.br/

VOCÊ PODERÁ VIAJAR A CONVITE DOS QUE COMUNGAM DA MESMA REVELAÇÃO, PARA QUALQUER CANTO DO BRASIL E DO MUNDO. PENSE NISSO. E, VOCÊ VAI ENCONTRAR UM SEMELHANTE COMPLETAMENTE CONFIAVÉL, TRANSFORMADO NA PESSOA DE JESUS CRISTO.

O que devo fazer?
1- leia com humildade as revelações colocadas a sua disposição gratuitamente: http://livrodoespiritosanto.webnode.com.br/ ;
2. se não entendeu não pergunte a ninguém, a revelação é personalíssima em sua mente. Se você compreendeu passe a mensagem para o máximo de pessoas que puder, usando todos os meios da internet. Tua vida mudará completamente experimente!;
3. caso você não compreenda, então ore, Jesus não resiste ao humilde;
4. Você compreende, é só alegria, comece agora a buscar a sua comunidade autêntica com Cristo. Qualquer hora a gente se encontra. Sucesso a todos. UM grande abraço do interprete. Eis algumas obras do Espírito Santo verdadeiro em sua vida:
1. Ele nos liberta da lei do pecado e da morte (Romanos
8:2–8); 2. Ele nos fará ressuscitar (Romanos 8:11); 3. Ele nos ajuda nas orações (Romanos 8:26; Efésios 6:18); 4. Ele intercede pelo nosso bem (Romanos 8:26, 27).5. Ele nos guia (Romanos 8:14); 6. Ele nos sela como um penhor para o dia da redenção (2 Coríntios 1:22; Efésios 1:13, 14; 4:30);7. Ele tem comunhão conosco (2 Coríntios 13:14); 8. Ele nos dá acesso ao Pai (Efésios 2:18); 9. Ele fortalece a pessoa interiormente (Efésios 3:16); 10. Ele proporciona unidade (Efésios 4:3); 11. Ele nos santifica (2 Tessalonicenses 2:13).