domingo, dezembro 25, 2005

Amanheceu Natal...

Há um ano escrevia aqui assim..


Mais um Natal que passou. A azáfama terminou: as prendas, as decorações, os doces, enfim, tudo aquilo que tradicionalmente, em todas as casas acontece!

Mas não fechemos a janela ao Natal...

Porque Natal, deverá ser todos os dias, a começar com nossa família... no nosso emprego, com os nossos colegas, com os nossos vizinhos... a amizade, o respeito e a solidariedade, não deverão ter um só dia, mas sim todos os dias da nossa vida.

Olharmos para o mundo ao nosso redor e constatarmos que a beleza das luzes, o espírito que nos envolve nestes dias, não poderá, nem deverá morrer aqui!


Se todos os dias dermos um pouquinho do Natal que temos dentro de nós, a Vida será também, um pouco mais bela.

Que a janela nunca se feche... para que todos os dias sejam Natal!




É o braço do abeto a bater na vidraça?
E o ponteiro pequeno a caminho da meta!
Cala-te, vento velho! É o Natal que passa,
A trazer-me da água a infância ressurrecta.
Da casa onde nasci via-se perto o rio.
Tão novos os meus Pais, tão novos no passado!
E o Menino nascia a bordo de um navio
Que ficava, no cais, à noite iluminado...
Ó noite de Natal, que travo a maresia!
Depois fui não sei quem que se perdeu na terra.
E quanto mais na terra a terra me envolvia
E quanto mais na terra fazia o norte de quem erra.
Vem tu, Poesia, vem, agora conduzir-me
À beira desse cais onde Jesus nascia...
Serei dos que afinal, errando em terra firme,
Precisam de Jesus, de Mar, ou de Poesia?

David Mourão-Ferreira 

" Natal à Beira Rio" in Obra Poética

18 comentários:

Anónimo disse...

Mas a maior felicidade é a da gente pequena.



Naquela véspera santa



a sua comoção é tanta, tanta, tanta,



que nem dorme serena.



Cada menino



abre um olhinho



na noite incerta



para ver se a aurora



já está dsperta.



De manhãzinha



salta da cama,



corre á cozinha



mesmo em pijama.



Ah!!!!!!!!!!!!!!



Na branda macieza



da matutina luz



aguarda-o a surpresa



do Menino Jesus.



SANTO NATAL



FELIZ ANO NOVO

☆Fanny☆ disse...

"Viver o Natal é permitir que Deus faça morada no nosso coração..."
Festejemos a alegria de estarmos vivos, deixemos a nossa alma voar em busca de novos sonhos,
deixemos que as estrelas da felicidade iluminem nossa existência
Um Feliz Natal cheio de sorrisos interiores, muita saúde, muitas alegrias e realizações.

*Carinhos Infinitos*
Fanny

Anónimo disse...

Olá. Para mim é natal todos os dias. E só qdo todos pensarmos assim teremos um mundo melhor. Não esperem por esta época para abrir o vosso coração. Bom Natal. Bjs

Ni disse...

«Que a janela nunca se feche...»...e que todas as portas do nosso coração se abram para que entre a LUZ da amizade. A nossa casa são os nossos afectos. Que eles se alarguem, que evoluam. Amor partilhado é o bem maior de um SER... bem diferente do TER!

Gostei de te conhecer!
Carinho de outra meNINA

Nina Castro, Lisboa

I disse...

Feliz Natal!

Anónimo disse...

Na calma do meu escritório depois da familia sair, os cães descansarem e finalmente o sossego voltar a esta casa, nem sabes o bem que esta musica e estas palavras serenas me fizeram!
Amanheceu para mim com a gritaria dos netos, o desassossego dos cães e o falatório de todos; este é o cenário de todos os anos: a invasão da minha casa por todos aqueles que dizem amar-me, mas findo o dia regresso ao sossego da minha cadeira.`E é ao som desta musica que me recorda a missa do galo da minha infância que te deixo um beijo respeitoso agradecido por esta calma que me proporcionas.
João Albuquerque

wind disse...

Que se faça Natal todos os dias:) beijos

Anónimo disse...

Boas Festas e obrigado por ter trazido aqui David Mourão Ferreirat
http://juntardeletras.blogs.sapo.pt

Unknown disse...

Feliz, Feliz, Feliz Natal !

Menina, subscrevo todas as palavras.
Apenas a "...a amizade, o respeito e a solidariedade..." eu acrescento o AMOR !!! :)
O verdadeiro e sincero Amor ao Próximo. Porque acredito que o Amor é a raiz, a funda base, de qualquer sentimento outro.

bjs (natalícios de 'todos' os dias),

Unknown disse...

Uma boa entrada em 2006, com os dois pés direitos, que este bata á porta carregado de saúde e alegria.

APIUR disse...

Em homenagem a um Natal,aguarelado,
agradeço as palavras deixadas no meu blog,que me deixam agradável imagem.
Boas festas até ao novo ano.
Beijo
Apiur

Anónimo disse...

Obrigado.. e fica retribuído o desejo de felicidades não só agora mas para sempre:)
Gostei do teu espaço e da chamada de atenção para a protecção dos animais:)
[]

Unknown disse...

OLá amiga agora temos de nos preparar para o ano novo ;), beijinhos para ti

segurademim disse...

Boas Festas!
Que o Ano de 2006 te traga tudo o que mais desejas.

Beijo :)

Anónimo disse...

Não conhecia o blog da APAA, vou colocar no meu. Continuação de Boas Festas!

Anónimo disse...

Estou de férias e aproveito para vir ler os teus belos blogues.beijinho
Aaron

Anónimo disse...

"O Natal deve ser todos os dias..." mas nós sabemos que não tem sido assim.
Pelo menos, que o Natal sirva para tornar os nossos corações, hoje e AMANHÃ... mais abrangentes!!!
É sempre muito bonito ler os teus textos. Tudo de bom.
Do Amigo VR

Anónimo disse...

Olá. Adoro ler os poemas q publicas. Q no próximo ano, q se avizinha, continues a publicar coisas tão bonitas. Feliz Ano Novo. Obg pelo apoio. Bjs