quarta-feira, junho 15, 2005

Bom dia...





E os meus olhos rasgarão a noite;
E a chuva que vier ferir-se nas vidraças
compreenderá, então, a sua inutilidade;

E todos os sinos que alimentavam insónias
hão-de repetir as horas mortas
só para os ouvidos da torre;

E os outros ruídos abafar-se-ão no manto negro da noite;

E a mão alva que me apontava as noites
e ficou debruçada no postigo
amortalhada pela neve
reviverá de novo;

E os meus braços se erguerão transfigurados
para o abraço virgem dos teus braços
que andava perdido, sem dar fé deste meu reino;

E todas as luzes que tresnoitarem os homens
apagar-se-ão;

e o silêncio virá cheio de promessas
que não se cansaram na viagem;

E todos os povos de Babel
com as riquezas que há no mundo
virão festejar em minha honra;

E todos os caminhos se abrirão
para os homens que seguirem de mãos dadas:

O sangue derramado de Cristo
Terá finalmente significação
e da inútil cruz do martírio se erguerá o pendão da vitória;

E assim terão começo
os sonhados dias dos meus dias!

Fernando Namora in Transfiguração





Imagem: Pintura de Marc Chagall

20 comentários:

Anónimo disse...

Poema muito lindo de um grande autor português.
beijinho

Anónimo disse...

Que ninguém
hoje me diga nada.
Que ninguém venha abrir a minha mágoa,
esta dor sem nome
que eu desconheço donde vem
e o que me diz.
É mágoa.
Talvez seja um começo de amor.
Talvez, de novo, a dor e a euforia de ter vindo ao mundo.

Pode ser tudo isso, ou nada disso.
Mas não afirmo.
As palavras viriam revelar-me tudo.
E eu prefiro esta angústia de não saber de quê
(Namora)
===
um dos meus escritores preferidos tão bem retratado no teu poema.. Beijos

Humor Negro disse...

Obrigado pela visita. Volta sempre. Há sempre uma razão desconhecida que espera por ti.

lobices disse...

...um abraço terno, amiga :)*

bertus disse...

...um belo poema de Namora para iniciar o dia (que já vai alto!!!). Que tenhas também um belo dia e já agora aproveito para endereçar cumprimentos à tua imensa bicharada que apresentaste no Yardbird!!
Isso é quase um zoo!!

Abraço amigo!!

armando s. sousa disse...

O dia vai longo, mas um bom dia para ti.
Apesar de reconhecer que Fernando Namora é um grande escritor e poeta, não gosto muito da escrita dele. Talvez seja um defeito meu.
Um abraço.

VdeAlmeida disse...

Gostei do poema, mas hoje queria-te era agradecer o carinho e não sei como :-)Não te importas que eu não diga mais nada? è que não consigo mesmo
Mando-te um xi enorme

Amaral disse...

Um bom dia respigado pelo perfume da noite vibrante de Namora. Um empurrãozinho para um dia novo, cheio do sol dum Verão que se aproxima...

wind disse...

Belo:) beijos

Sr. Jeremias disse...

O dia começa para uns, acaba para outros, mas a belaze das palavras pode sempre deixar um sorriso nos lábios :)

Anónimo disse...

Caramba!...delicio-me sempre a ler os poemas do teu blogue...lindo! como sempre...e esta música à mistura...é do melhor!
Já não dispenso a visita diária ao
teu "cantinho" ;-)

Pois, o 'nosso' 3ºandar...o teu é Esqº, o meu é Dtº. "Andamos trocadas" ehehehehehe!

Abraço Grande
Sulista

Vênus disse...

Belíssimo, belíssimo e ao som destas música...ahh!
Bjokasss

augustoM disse...

"E assim terão começo
os sonhados dias dos meus dias"
A esperança da concretização do sonho, é o maior impulso da vida.
Um abraço. Augusto

Anónimo disse...

Bom dia e beijinho sempre!

Sónia
www.lbutterfly.blogs.sapo.pt

maresia_mar disse...

Só pra dizer que tenho novo blog.. mas ainda precisa de muitas limadelas... há-de ir com o tempo.. Beijos vizinha

Anónimo disse...

Amiga "Nortenha" thanks pela visita...o objectivo, ao ocultar o teu nick era o de não te comprometer com nada. Só isso :-)

Mas ainda bem q concordas que isto tanto está a ficar perigoso aqui em Lx, como no Porto, Algrave, etc...
A ver vamos, no q dá a Manifa dos Skin-heads na Praça Martim Moniz, local de encontro de grande parte de negros, arábes, chinenes, etc..

Ah! por tudo isto e por muito,
muito mais, passa lá no
bloguito...tenho news e amanhã, vou (vamos) ter noticias bombásticas!...e compra o Independente amanhã...

:-)))))))
Beijocas e Abraço
Sulista

mar revolto disse...

Bonito este espaço, lindo este poema do namora, tocante esta música. parabéns!
Beijos

Wakewinha disse...

Um beijo muito, muito grande, pleno de ternura e carinho, e com muita coragem e força à mistura! :)
Sempre que precisares de um ombro, mesmo para as palavras mais pesadas, conta com o meu!

mfc disse...

O grande ´Namora e a música de Patxi Andión... não podia ser melhor!

lique disse...

Com Fernando Namora e este poema tem que ser mesmo um bom dia. E agora eu desejo-te uma boa noite e um bom fim de semana. Beijinhos